Vice-presidente de grupo de universidades americanas visita Institutos SENAI de Inovação

13/04/2022 - atualizado às 18:08 em 13/04/2022

Presença do acadêmico Jay Walsh abre canal de intercâmbio entre Universidades de Illinois e os alunos, mestres e pesquisadores do SENAI-SP

 

No dia 14 de março, os Institutos SENAI de Inovação, nas especialidades de Biotecnologia e Manufatura Avançada e Microfabricação, receberam a visita de Jay Walsh, vice-presidente para o Desenvolvimento Econômico e Inovação das Universidades de Illinois, das quais fazem parte as universidades de Chicago, Springfield e Urbana, nos Estados Unidos. Osvaldo Lahoz Maia,  gerente de inovação do SENAI-SP,  acompanhou a visita que abre um canal de intercâmbio entre as instituições. 

“Fizemos uma reunião de trabalho para explicar o modelo de funcionamento de cada instituto, seguida por visita a todos os laboratórios, mostrando a Walsh cases de aplicação em projetos e a prestação de serviços de nossas unidades”, conta Maia. 

Para o Coordenador de Relacionamento com a Indústria do Instituto de Biotecnologia, Jorge Lepikson Neto, a presença do acadêmico de engenharia biomédica é de fato relevante para uma conexão com o SENAI, devido ao seu longo histórico em transformar pesquisas em oportunidades econômicas. “Illinois é um estado muito agrário nos EUA, além de um dos líderes de manufatura do país, o que aproxima o Dr. Jay Walsh do ISI Biotecnologia tanto na vertente de inovação quanto do agronegócio, segmento em que o Brasil é líder mundial e altamente relacionado à Biotecnologia”. 

Entre as especialidades do ISI Biotecnologia que despertaram o interesse do professor, estão as tecnologias de biofertilizantes à base de flavonóides e de produção de hidrogênio a partir de resíduos agrários. “Discutimos a aproximação dos grupos técnicos das duas instituições, inclusive com um possível intercâmbio de especialistas e também projetos de pesquisa conjuntos”, conta Lepikson. 

No Instituto de Manufatura Avançada e Microfabricação, o coordenador Luis Umbelino dos Santos ressaltou as tecnologias e aplicações envolvendo a área médica, como texturização a laser para melhoria do processo de osseointegração e aeroespacial, com foco em manufatura aditiva de metais. “Walsh demonstrou grande interesse no currículo de formação dos designers de produto e pôde conhecer a metodologia SENAI de Ensino Profissional, com foco no processo de avaliação da aprendizagem e no acompanhamento de egressos”, afirma Umbelino. Walsh visitou as três áreas do Instituto - design e desenvolvimento de produto, processos e tecnologias para manufatura avançada e medições avançadas e diagnósticas.