CNJ abre encontros do ciclo de palestras com grandes juristas mundiais em 2022

Você está visualizando atualmente CNJ abre encontros do ciclo de palestras com grandes juristas mundiais em 2022
Foto: Arquivo.
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é parceiro no primeiro encontro da segunda edição do Ciclo de Palestras com Grandes Juristas Mundiais, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM). O evento será realizado nesta terça-feira (8/3), às 9h, com o tema “A inteligência artificial e o futuro da Justiça brasileira”. O encontro será on-line e a transmissão ocorrerá por meio do canal do CNJ no YouTube.

Inscreva-se no evento

O secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, farão a abertura do evento. O encontro será mediado pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Anderson Paiva.

O palestrante será Joshua Walker, da Stanford Law School Joshua. O americano é cofundador do CodeX, Centro de Informática Legal da Universidade de Stanford (EUA) e da Lex Machina, empresa pioneira no segmento jurídico tecnológico. Também é autor do livro “On Legal AI: um rápido tratado sobre a Inteligência Artificial no Direito”.

Participarão do debate os juízes auxiliares da Presidência do CNJ Fábio Porto e Rafael Leite Paulo, que coordenam o Programa Justiça 4.0, parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para promover o acesso à justiça no Brasil por meio do uso colaborativo de produtos e serviços que empregam novas tecnologias e inteligência artificial. Também debaterão o assunto a juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Caroline Tauk e a juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Roberta Ferme.

Em 2021, a ENM realizou cinco edições do ciclo de palestras. Com a participação de acadêmicos e acadêmicas do Brasil, do Chile, de Portugal e da Itália, a série tratou sobre questões do direito econômico e outras abordagens sobre sistemas de governo, democracia e poder.

Agência CNJ de Notícias
com informações da AMB

Assista ao evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados