12/06/2023

B3 lança segunda edição do Manas da Tech

A primeira edição do programa de estágio em tecnologia exclusivo para mulheres expandiu de 28% para 42% a diversidade de gênero em cargos de entrada na área de TI da bolsa do Brasil


São Paulo, 12 de junho de 2023 – Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Manas da Tech, programa de estágio exclusivo para mulheres em tecnologia na B3. O processo seletivo será realizado em parceria com a consultoria Universia, e as inscrições podem ser realizadas pelo site. A primeira edição, implementada em 2022, ampliou de 28% para 42% o número de mulheres em cargos de entrada na área de tecnologia da bolsa do Brasil.

São elegíveis para candidatura cursando Ensino Superior na área de Tecnologia e Ciências exatas, abrangendo os cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação, Engenharia de Softwares/Sistemas, Matemática, Estatística, Física e todos os cursos de Engenharia, com previsão de formação a partir de Julho de 2024.

As estagiárias da primeira edição do programa já participaram de mais de 5 mil horas de treinamento, que unem capacitação técnica, aplicação prática e habilidades socioemocionais, que auxiliam no desenvolvimento dessas mulheres para possível efetivação na B3 e para o mercado de trabalho.

“Diariamente me sinto privilegiada de estar dentro de uma companhia que valoriza os funcionários e proporciona uma evolução profissional e pessoal. Não tenho dúvidas que ser uma Mana da Tech foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos”, comenta Tawany Aparecida, uma das participantes efetivadas pelo programa.

Além do recorte diversidade de gênero, a primeira edição do programa promoveu também o ingresso de outros grupos sub-representados: 1/3 das participantes se declaram negras e ¼ se declaram LGBTQIAP+. O Manas da Tech ofereceu também a oportunidade de transição de carreira, sendo que metade das estagiárias vieram de outras áreas e 10% delas antes estavam em cargos de liderança.

“A área de tecnologia da B3 representa hoje cerca de 40% das nossas pessoas, e é fundamental na criação de soluções para o mercado financeiro e de capitais que impactam no desenvolvimento do nosso país. A primeira edição do Manas da Tech foi consistente em seus resultados e nos ajudou a promover diversidade nesse segmento, e trazer na segunda edição oportunidade para ingresso, recolocação e desenvolvimento de mais mulheres em Tecnologia é uma das nossas prioridades para avançar em Diversidade, Equidade e Inclusão”, comenta Manuela Alves, Superintendente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3.