Por G1 PB


Coronavírus: Prefeitura de João Pessoa antecipa compra de créditos de passagens de ônibus — Foto: PMJP/Divulgação

A Prefeitura de João Pessoa anunciou, na manhã desta sexta-feira (17), que entrou em um acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) para antecipar a compra de créditos de passagens de ônibus. A medida foi tomada para evitar demissões de funcionários de empresas do transporte público e garantir o serviço à população após a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O setor do transporte público da capital possui pelo menos 2,2 mil trabalhadores. Entre eles estão motoristas, cobradores e despachantes.

Entre as categorias que têm a passagem custeada pela Prefeitura de João Pessoa estão os servidores beneficiados com vale transporte, estudantes da rede municipal de ensino que recebem o passe-livre e pessoas com HIV. A antecipação dos créditos será compensada, gradualmente, quando houver o retorno do serviço.

O transporte coletivo da capital transporta cerca de 170 mil passageiros diariamente, aglomeração de pessoas que poderia facilitar a propagação da Covid-19. Por isso, o município suspendeu as atividades, garantindo o transporte a profissionais de saúde no período de ida e volta de seus expedientes.

De acordo com novo decreto municipal publicado nesta sexta (17), ações preventivas ao coronavírus serão prorrogadas até o dia 3 de maio. Isso inclui o fechamento de estabelecimentos, a suspensão de aulas em instituições do município e a paralisação do atendimento do transporte público.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!