• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Luz de emergência: saiba como funciona e onde usar

Intelbras

22 de Fevereiro 2022 às 01:02
ResidencialSegurança

luz de emergência

Você sabe o que fazer ao sofrer uma queda de energia na sua residência? A luz de emergência é um equipamento que pode ser facilmente visto em vários ambientes comerciais e residenciais que não querem ‘ficar no escuro’ em caso de interrupção do fornecimento de energia.

A iluminação de emergência é um item de segurança muito útil e até mesmo obrigatório em estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas. A finalidade deste equipamento é evitar acidentes durante situações de baixa visibilidade, uma vez que permite enxergar o caminho com mais facilidade. 

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o funcionamento da luz de emergência e os cenários de aplicação deste equipamento, com destaque para os modelos residenciais. Confira!

Como funciona a luz de emergência? 

A função principal da luz de emergência é garantir a iluminação dos ambientes em caso de falta de energia. Além disso, o equipamento pode ser utilizado para direcionar o fluxo de pessoas por meio de alertas luminosos em saídas, halls e escadas, ajudando a evitar acidentes durante determinadas situações. 

Shoppings, salas de cinema, academias, instituições de ensino, escadarias internas e ambientes compartilhados de condomínios ou prédios comerciais são alguns dos lugares que se beneficiam da luz de emergência — inclusive seu uso é obrigatório segundo leis estaduais, seguindo as normas da ABNT, as quais são aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. 

No entanto, a luz de emergência também pode ser utilizada em residências e pode ser facilmente instaladas nos seguintes locais: 

  • corredores;
  • escadas;
  • quarto das crianças ou de idosos;
  • na cabeceira da cama (como luz de leitura);
  • na despensa ou adega;
  • áreas externas como piscinas ou jardins.

O equipamento é composto por uma bateria interna recarregável e conta com lâmpadas fluorescentes ou de LED (a mais indicada por ter mais durabilidade e promover economia de energia). Para funcionar, a luminária fica conectada à tomada, sendo carregada, e em caso de interrupção de energia, ela acende automaticamente.

Confira o infográfico: Do planejamento à entrega: 10 soluções tecnológicas para construtoras e condomínios. O material é gratuito.

CTA

Quanto tempo dura a luz de emergência?

A luz de emergência pode ser facilmente instalada e dura até 6 horas, dependendo da opção de lâmpada escolhida e outros ajustes determinados pelo usuário. Um destes ajustes é o nível de iluminação, que pode ser mínimo e máximo. Dessa forma, a carga vai ser mais ou menos consumida dependendo da seleção de nível realizada.

Aliás, alguns aparelhos modernos facilitam esse processo indicando quando o equipamento carregou completamente, evitando o desgaste prematuro; têm proteção contra oscilações da rede — o que reduz o risco de queima da luminária — e ainda são fabricadas em material anti-UV, ou seja, são resistentes à luz solar.

Como instalar a luz de emergência na residência? 

Uma dica na hora de instalar é posicionar o equipamento em um lugar alto, deixando-o bem fixado. Dessa maneira, evita-se que caia no chão, que as pessoas esbarrem no aparelho e que alguém mexa na chave seletora do nível de iluminação.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio morador ou por um profissional especializado na instalação do equipamento, caso a pessoa não tenha tanta segurança em instalar sozinha. 

Lembre-se de manter a luz de emergência sempre conectada à tomada, pois caso contrário, a bateria do aparelho pode descarregar com o tempo. Para saber se ela está funcionando corretamente, você pode retirar o produto da tomada a cada 3 meses e verificar se a lâmpada acende. 

Leia também: Mitos e verdades sobre casas inteligentes 

Luz de emergência como luminária portátil

Até agora, falamos bastante sobre como a luz de emergência pode ser instalada e usada em ambientes residenciais, mas deixando-a fixada nos locais. Porém, este equipamento também é bastante útil quando é preciso contar com uma luminária portátil.

Depois de completamente carregada, a luz de emergência pode ser levada para onde não há fornecimento de energia: 

  • acampamentos;
  • trilhas noturnas;
  • pescarias;
  • florestas.

Você vai poder iluminar ambientes e realizar atividades como cozinhar, ler e outras ações com facilidade, por um longo tempo e sem depender de velas.

Você tem alguma dúvida sobre a luz de emergência ou quer conhecer os modelos da Intelbras? Acesse nossa página de produtos ou entre em contato!

Acompanhe mais novidades sobre tecnologias para residências no Blog da Intelbras e nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter). 

Texto publicado em 11/09/2018 e atualizado em 22/02/2022. 

Posts Relacionados

26 Comentários

  1. Luiz Carlos disse:

    Muito útil a explicação, parabéns. ]

  2. alberto wynne nonato disse:

    Produto instalado e funcionando e já mostrou eficiência após falta de energia

  3. José Teófilo disse:

    Comprei algumas luminárias é só é possível carregar e não permite ficar ligado direto na tomada, só funciona depois que tiro da tomada elas são de léd.

    • Intelbras disse:

      Olá José, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

  4. Claudinei disse:

    Quanto tempo dura a bateria (sem ela estar na tomada e ligada)? Tipo, quando acaba a energia, quanto tempo sem energia aguenta sem precisar carregar a bateria? (ou para fazer essa “manutenção” que diz que tem que fazer)

    Pera! Você diz na matéria que dura em média 6 horas?

    Uma vez fui fazer um teste, mas passou um dia e uma noite e não acabou a bateria.

  5. Gustavo Woltmann disse:

    Que explicação maravilhosa. Muito bom esse conteúdo.

  6. Eudes Soares da Silva disse:

    Uma pergunta: Essa lâmpadas de emergência, ficam permanente liga na tomada. Como é que se sabe que ela já está carregada? Outra pergunta: Se ela fica permanente ligada, ela não fica consumindo energia, ou quando a bateria carrega integralmente, ela cessa o carregamento? De qualquer forma os led vermelhos ficam ligados. Isso consome energia.
    Alguém pode explicar?
    De já agradeço e muito obrigado.

    • Intelbras disse:

      Olá, Eudes!
      Recomendamos que converse com um de nossos especialistas através do WhatsApp (48) 2106-0006 e nosso time poderá tirar todas as suas dúvidas 🙂

  7. CARLOS ROGÉRIO SILVA NUNES disse:

    Comprei uma de 30 leds coloquei pra carregar, depois de três dias comprada ela ligou sozinha mesmo na tomada e nao faltou energia, agora so liga se for no manual, nao sei oque houve, alguma informação adicional?

    • Intelbras disse:

      Olá Carlos! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor o seu problema e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  8. CARLOS ROGÉRIO SILVA NUNES disse:

    Comprei uma de 30 leds coloquei pra carregar, depois de três dias comprada ela ligou sozinha mesmo na tomada e nao faltou energia, agora so liga se for no manual, nao sei oque houve, alguma informação que possa ajudar?

    • Intelbras disse:

      Olá Carlos! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor o seu problema e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  9. José Martins Azevedo disse:

    Olá Bom dia, eu gostaria de saber se a a Intelbras, tem um sistema que eu possa utilizar mais de um ponto de iluminação, exemplo em uma casa ou apto. eu possa ter um ponto de iluminação sem utilizar esses luminarias fixas nas tomadas.
    Obs: eu já utilizei de um outro fornecedor.

    • Intelbras disse:

      Oi José, tudo bem? Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  10. Dai disse:

    Eu quero saber como desligar essas lampadas rsrs. Aluguei um apartamento e tem isso até no quarto e a luz vermelha incomoda demais.

    • Arthur Faria disse:

      Olá, Dai! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  11. Residencial Paraíso disse:

    Olá me chamo Bruno dos Santos

    Não encontrei a informação, de quanto em quanto tempo devemos realizar os testes de nos dispositivos (luminárias de emergência), vi que em outros fabricantes é recomendado o período de teste de a cada 90 dias.

    • Intelbras disse:

      Olá, Bruno! A cada três meses deve ser verificado o estuado da bateria do equipamento, colocando o produto em funcionamento por pelo menos 1 hr.
      Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  12. José Moreira disse:

    Indico sempre aos meus amigos comprei gostei ótimo preço super útil e por fim acabou com o problema de vela que deixa um cheiro horrível dentro de casa parabéns!!!

  13. Boa tarde , Modelos De luminária BLA 1200 , são bem fortes , porém apresentam defeito simples disse:

    Bom a Lâmpada de Emergência BLA 1200 em questão de visibilidade a noite é muito boa porém , as minhas apresentam um defeito muito rapado após em minha residência, ter falta de energia , ela descarregou completamente, claro que sim passou do limite de 4 horas certo , o Motivo é que depois não voltou mais a carregar , sinal está vermelho quando está na energia e não carrega mais

    • Intelbras disse:

      Oi, Marcos! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

Deixe um comentário